PARA_UM_DIREITO_SEM_DOGMAS_1351389874B

30 de novembro de 2016

Resultado do Concurso de Monografias em Homenagem a Roberto Lyra Filho – CONPEDI/ABEDi

A Associação Brasileira de Ensino do Direito – ABEDi – e o Conselho Nacional de Pó-sgraduação e Pesquisa em Direito – CONPEDI – comunicam à comunidade acadêmica e jurídica o resultado do Concurso de Monografias em Homenagem a Roberto Lyra Filho “O que é  Direito para que se possa ensiná-lo”, ao ensejo de 30 anos da morte e de 90 anos de nascimento do homenageado.
Inscreveram-se ao concurso 56 candidato/as (41 na categoria “graduação”, 8 na categoria “pós-graduação” e 7 como profissionais da área de direito e direitos humanos). O conjunto compôs um  excelente painel de trabalhos, sobre várias dimensões do pensamento do homenageado, professor Roberto Lyra Filho e seu alter ego literário Noel Delamare. Desses trabalhos a Comissão Julgadora indicou, na forma do edital, 5 (cinco) melhores trabalhos em cada categoria, conforme a ponderação feita por duplas de avaliadores, levando em conta os critérios previstos no regulamento do concurso. Conforme bem indicou o Presidente do Concurso em questão, Professor José Geraldo de Sousa Júnior, devem ser homenageados os demais Comissão Julgadora, designados em atos da ABEDi: Alexandre Bernardino Costa, Bistra Stefanova Apostolova, Daniel Torres de Cerqueira, Eneá Stutz e Almeida, José Humberto Goes Junior, Livia Gimenes Dias da Fonseca, Horário Wanderlei Rodrigues, , José Garcez Ghirardi, Julia Maurmann Ximenes, Samyra Haydée Dal Farra Naspolini Sanches, Valter Moura do Carmo. Foi um trabalho diligente, criterioso e inteligente que permitiu o qualificado julgamento das monografias concorrentes ao concurso. Por fim, as entidades promotoras parabenizam a iniciativa do Professor José Geraldo de Sousa Júnior em realizar o Concurso em questão para fortalecer o debate sobre o pensamento do homenageado. Desejamos que outras atividades similares sejam realizadas no futuro.

A cerimônia de premiação será realizada no ano de 2017, para que coincida com evento acadêmico no qual será realizado debate acerca dos 190 anos de abertura dos cursos jurídicos no Brasil.

Confira a Resolução nº 7/2016, que divulga o resultado e dá outras providências: Resolucao-DIR-ABEDi-07-2016-(Resultado-Monografias)