25 de fevereiro de 2016

IX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino do Direito e V Seminário Nacional de Ensino Jurídico e Formação Docente – Edital para apresentação de trabalhos acadêmicos (resumos expandidos) nos grupos de trabalho

– 25 fev. 2016 –

 

marca_abedi    marca_feq-unifor

 

DOS GRUPOS DE TRABALHO

1. Poderão submeter Resumos Expandidos: estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e demais profissionais interessados na temática da educação jurídica em seus diversos aspectos, desde que o trabalho guarde pertinência com a temática do Grupo de Trabalho (GT) ao qual foi submetido.

2. Serão organizados os seguintes grupos de Grupos de Trabalho (GT):

a – Pesquisa jurídica e técnicas inovadoras de análise de dados;
b – Experiências e modelos de ensino jurídico; e
c – Ações de extensão e inovação social: experiências e desafios.

3. Os Grupos de Trabalho (GT) ocorrerão nos dias 25 e 26 de abril de 2016, durante a realização do Congresso, no período das 14h às 18h, no Centro de Ciências Jurídicas da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, sito à Av. Washington Soares, n. 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza, Ceará.

4. Cada Grupo de Trabalho (GT) terá um Coordenador e um Debatedor, indicados pela Comissão Organizadora Nacional, após ser ouvido o Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi.

 

DOS PRAZOS
5. O Cronograma para submissão de propostas de Resumo Expandido será o seguinte:

a)Envio do Resumo Expandido, compalavras-chave, até 27 de março de 2016.

b) Divulgação dos Resumos Expandidos aprovados para apresentação nos Grupos de Trabalho (GT), na lista da ABEDi e por meio de e-mail individual aos proponentes, até 3 de abril de 2016.

c) Data-limite para pagamento de inscrição (por todos os coautores, se for o caso) no Congresso Nacional da ABEDi para permitir a publicação no Caderno de Resumos Expandidos, até 10 de abril de 2016.

d) Difusão do Caderno de Resumos Expandidos pela ABEDi, na lista da ABEDi e por meio de e-mail individual aos proponentes, até 17 de abril de 2016.

 

DA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

6. O Resumo Expandido deverá ser encaminhado pelo primeiro proponente, concomitantemente, aos endereços eletrônicos abedi@diretoria@gmail.com e congressoabedi@unifor.br, somente no formato “Rich Text Format” (RTF), compatível com o programa “Word for Windows”.

7. Serão rejeitados Resumos Expandidos enviados em formato PDF.

8. O Resumo Expandido deverá conter, no mínimo, 1.500 (mil e quinhentas) palavras e, no máximo, 2.500 (duas mil e quinhentas) palavras, com seções de introdução, desenvolvimento, conclusão e lista de referências bibliográficas.

9. O Resumo expandido terá o seguinte formato:

a) Formatação em A4, com margens superior e inferior de 3,0 cm, bem como margens laterais de 2,5 cm.

b) Fonte “arial” em todo o texto: no tamanho 14 para o título e subtítulo e 12 para os títulos de seções e corpo do texto.

c) Numeração sequencial de seções.

d) Espaçamento simples.

e) Início de parágrafo com afastamento de 1,25 cm.

f) Título do Resumo Expandido, nome dos autores, qualificação e títulos de seção devem ser centralizados.

g) Corpo do texto justificado.

10. O Resumo Expandido deverá conter, obrigatoriamente, título. É facultativa a inclusão de subtítulo.

11. O autor e o coautor, se houver, dever-se-ão identificar com as seguintes informações no corpo do texto, após o título e subtítulo:

a) Nome completo ou nome de citação.
b) Maior titulação obtida.
c) Instituição acadêmica de vinculação principal.

12. Se houver figuras, tabelas e gráficos, estes deverão estar inseridos no corpo do texto.

13. As citações indiretas devem ser realizadas no corpo do texto, por meio de sistema de chamada autor-data (Sistema de Chicago), sendo vedado o uso de rodapé para qualquer fim.

14. Na lista de referências devem ser incluídas apenas aquelas que foram referenciadas ao longo do texto por meio de chamada, bem como sua indicação deve ser feita com atenção às NBR 6023 e 10520, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

15. Após o recebimento do material pelo primeiro autor e proponente, o arquivo a ser remetido para avaliação pelo Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi não conterá informações que permitam a sua identificação.

16. Cada submissão receberá um e-mail de confirmação, enviado ao proponente que figura como primeiro coautor, se for o caso, para atestar o recebimento do Resumo Expandido pelo Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi.

17. Há limite de coautorias para os Resumos Expandidos em no máximo 4 autores, sendo que somente haverá disponibilidade de tempo para uma apresentação, nos termos do item 25.

 

DA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

18. Os Resumos Expandidos serão avaliados por membros do Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi, com base nos seguintes critérios:

a – Pertinência com a área de Educação Jurídica, com caráter eliminatório.

b – Qualidade substantiva do Resumo Expandido em relação ao debate acadêmico da Educação Jurídica, de caráter não eliminatório.

c – Atenção às formalidades e o bom uso da língua portuguesa, de caráter não eliminatório. 19. Não há limite mínimo ou máximo pré-estabelecido de Resumos Expandidos a serem aprovados.

20. A avaliação do Resumo Expandido realizar-se-á de forma cega pelo Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi. O Anexo II deste Edital contém o formulário de avaliação.

21. No caso de rejeição do Resumo Expandido, haverá motivação pelo revisor.

22. O Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi reservar-se-á o direito de realizar pequenas correções de caráter ortográfico, se for o caso, nos Resumos Expandidos.

 

DA DIVULGAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS APROVADOS

23. Os Resumos Expandidos serão aprovados ou rejeitados pelo Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi:

23.1. Os Resumos Expandidos aprovados serão divulgados preliminarmente por meio de listagem organizada pelo Comitê Científico do Congresso Nacional da ABEDi, a qual será difundida na lista da ABEDi e será encaminhada por e-mail individual.

23.2. Não haverá divulgação de Resumos Expandidos rejeitados. A comunicação da rejeição far-se- á de forma reservada apenas ao proponente que figurar como primeiro coautor.

24. Os Resumos Expandidos aprovados, com respectiva autoria, daqueles regularmente inscritos no Congresso Nacional da ABEDi, serão divulgados até o dia 3 de abril de 2016 e serão publicados no Caderno de Resumo Expandidos, que será divulgado na lista da ABEDi e remetido ao e-mail individual do primeiro autor proponente.

 

DA APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

25. Somente poderão apresentar seus Resumos Expandidos aqueles proponentes – incluídos os coautores, se for o caso – que os tiveram aprovados e que realizaram o pagamento de suas inscrições no Congresso Nacional da ABEDi até o dia 10 de abril de 2016.

26. Cada Resumo Expandido será apresentado em, no máximo, 15 (quinze) minutos.

26.1. No caso de coautorias, o tempo será dividido por todos os coautores.

26.2. Não haverá dilação de prazo em hipótese alguma.

27. A Coordenação de cada Grupo de Trabalho (GT) é responsável pela condução dos trabalhos, devendo informar ao Comitê Científico do Congresso Nacional se houve ou não a apresentação do Resumo Expandido pelo proponente.

28. Cada proponente receberá uma carta que atestará a apresentação do seu Resumo Expandido, até o término das atividades de cada Grupo de Trabalho (GT).

29. Se houver tempo livre, após a apresentação de todos os trabalhos programados para cada sessão de cada Grupo de Trabalho (GT), poderá ser realizado debate entre os participantes, conduzido pelo Debatedor.

 

DA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS COMPLETOS

30. Os Trabalhos Completos – artigos – relacionados aos Resumos Expandidos efetivamente apresentados poderão ser publicados em livro eletrônico ou físico – em qualquer das hipóteses, com o devido registro no ISBN da Biblioteca Nacional –, a depender da decisão da Diretoria Nacional da ABEDi.

31. Somente poderão ser publicados em livro eletrônico ou físico os Trabalhos Completos relacionados com aqueles Resumos Expandidos que foram efetivamente apresentados no Congresso Nacional.

32. Caso seja deliberada a publicação dos Trabalhos Completos, será publicado pela Diretoria Nacional da ABEDi um Edital específico para tal finalidade.

 

QUESTÕES SUPERVENIENTES E NÃO PREVISTAS

33. Quaisquer questões não previstas no presente Edital serão decididas pela Comissão Científica do Congresso Nacional da ABEDi.

 

Veja o Modelo de Resumo Expandido e o Formulário de Avaliação Cega na versão completa deste edital clicando aqui.