LogoIMED2015

28 de junho de 2017

Chamada para trabalhos – V Seminário Internacional “Direito, Democracia e Sustentabilidade” (Passo Fundo, RS), em 17 e 18 de agosto de 2017

O Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Meridional (IMED) convoca interessados para submeter trabalhos ao V Seminário Internacional de Direito, Democracia e Sustentabilidade. O evento ocorrera em 17 e 18 de agosto de 2017.

No decurso dos quatro anos de referência, o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) do IMED (Complexo de Ensino Superior Meridional, Passo Fundo, RS) realizou, de forma perene, quatro edições do Seminário Internacional “Direito, Democracia e Sustentabilidade”, nas temáticas correlacionadas com a área de concentração do Programa e de enfrentamento dos problemas contemporâneos. Para tanto, todas as edições contaram com patrocínio da CAPES, CNPq, FAPERGS e apoio institucional das universidades conveniadas. A edição 2016, contou com a participação de dezesseis palestrantes, representando quatro regiões brasileiras, sendo sete pesquisadores doutores estrangeiros. Além das palestras, nos eventos são realizadas oficinas com enfoque prático aos temas do Direito, Democracia e Sustentabilidade e espaço para apresentação de trabalhos. Novamente a edição 2016 foi destaque a receber mais de 120 trabalhos para avaliação e selecionar 89 trabalhos para apresentação, de docentes e discentes de 13 PPGDs distintos, das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, sendo todos publicados na íntegra e disponíveis online. Nas quatro edições anteriores, contou com a presença de acadêmicos do curso de Graduação e dos mestrandos dos Programas de Mestrado em Direito da IMED, de outras instituições do Estado do Rio Grande do Sul e da Região Sul do Brasil, inclusive com apresentação de trabalhos completos e as  respectivas publicações nos anais dos eventos.

Como palestrantes, participaram do evento Pesquisadores do Brasil, Uruguai, Paraguai, Peru, Portugal, Itália e Estados Unidos da América. Os debates contemplaram as preocupações acerca do Direito num ambiente de reconstrução dos significados da Democracia, especialmente a partir da Sustentabilidade. Os enfoques sobre essa última categoria foram multidisciplinares permitindo um diálogo, desde as matrizes teóricas europeias e americanas, mas, ainda, novas dimensões culturais, políticas, jurídicas, ambientais e econômicas originárias da América do Sul. Em vista disso, deve ser ressaltada a inclusão do PPGD-IMED no Programa “Erasmus+” da União Europeia – o primeiro do RS a possuir tal chancela -, circunstância que possibilitou a interação de pesquisadores europeus com pesquisadores da IMED e suas redes de colaboração. 

Acesse o Edital aqui: Edital 043-2017-V-Seminario-Internacional-Direito-Democracia-e-Sustentabilidade-2017